Zé Elias deixa delegacia após passar 30 dias preso em São Paulo
Ex-jogador ficou em carceragem por não pagar pensão para filhos. Justiça autorizou sua libertação nesta sexta-feira (19)
O ex-jogador Zé Elias deixou a carceragem do 33º Distrito Policial, na região de Pirituba, em São Paulo, por volta de 15h40 desta sexta-feira (19). Zé Elias completou 30 dias preso nesta sexta – ele foi detido no dia 21 de julho por não pagar pensão alimentícia aos dois filhos que tem com sua ex-mulher.
Zé Elias é liberado da prisão após 30 dias (Foto: Carlos Giffoni, do G1)
A Justiça de São Paulo autorizou a libertação do ex-jogador no início da tarde desta sexta.
- Não planejamos nada para hoje, só quero que ele aproveite o encontro com os filhos. Foi uma lição de vida, toda a família vai sair fortalecida - disse a mulher dele, a médica Renata de Loreto Ribeiro do Val Moedim, antes da libertação do marido.
Nesta manhã, ela foi até a delegacia e trocou bilhetes com o marido, para explicar as perspectivas da saída.
- Ele está bem, disse que é para eu continuar tranquila e forte - afirmou.
Zé Elias ficou na carceragem destinada a presos que deixam de fazer o pagamento de pensões. Ele se apresentou à Divisão de Capturas da Polícia Civil no dia 21 de julho após receber um mandado de prisão. O processo está em andamento desde 2006, quando o ex-jogador solicitou a revisão do valor da pensão.
No dia 2 de agosto, a Justiça de São Paulo reduziu o valor. Em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico, a juíza Graciella Salzman, do Fórum de Barueri, reduziu para um salário mínimo o valor a ser pago a cada filho – antes, era de R$ 25 mil para cada um.
O presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Nelson Sussumu, disse que o valor devido pelo ex-jogador não pode justificar uma nova prisão.
- A dívida vai ficar, mas se torna uma dívida passível de penhora de bens. Se ele não pagar (a pensão) daqui para frente, ele pode voltar à prisão. Mas por essa mesma dívida, não.
José Elias Moedim Júnior foi revelado no Corinthians, clube que defendeu profissionalmente de 1993 a 1996. Ele também teve passagens por outros times grandes, como Bayer Leverkusen, da Alemanha, Internazionale, Bologna e Genoa, da Itália, e pelo Santos. O ex-atleta defendeu a Seleção Brasileira e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.